top of page

Os 12 destinos ainda desconhecidos que vão bombar em 2023

Tudo o que você precisa saber sobre os lugares ainda desconhecidos pelos turistas, verdadeiros tesouros ocultos, mas que vão dar o que falar em 2023. 12 destinos para 12 meses do ano!

Costa-Rica-Wallpapers-HD-Desktop.jpg

1
Costa Rica

Localizado na América Central, entre a Nicarágua e o Panamá, este pequeno país repleto de florestas tropicais, praias paradisíacas e pequenas cidades coloniais ainda é desconhecido da maioria dos turistas que acabam optando por visitar seu vizinho Panamá ou a costa mexicana na Riviera Maya.

Considerado um dos lugares mais seguros da América, a Coata Rica ainda possui uma estrutura turística muito simples, sem grandes hotéis e sem roteiros muito bem definidos, porém, é exatamente por isso que você se sentirá explorando um verdadeiro tesouro escondido.

Entre as atrações imperdíveis no país estão o grande e solitário vulcão Arenal, o paradisíaco Parque de Manuel Antonio com suas praias, as densas florestas tropicais do Parque de Tortuguero e a Basílica de Nuestra Señora de los Ángeles.

827620.webp

2
Austin - EUA

Ninguém diria que cercada por tradicionais cidades texanas, com seu country music e chapéus de cowboy, existiria Austin, um oásis da cultura hipster e tech. A cidade em si não possui muitas atrações extraordinárias, nenhum grande monumento ou beleza natural deslumbrante, porém, o clima de seu povo e de seu dia-a-dia, com seus bares e baladas, vale a visita!

Menor que Dallas e Houston, Austin, a capital texana também é um grande polo universitário uma vez que abriga o campus do país: a Universidade do Texas. 

A cidade é plural, com diversas lojas, restaurantes e baladas, em especial voltadas aos públicos mais alternativos. Em uma noite no local é possível encontrar apresentações de artistas dos mais diversos gêneros, como jazz, rock, blues e indie, ainda desconhecidos do grande público.

Se quiser conhecer um lugar que bem representa Austin, não deixe de conhecer a Rainey Street, pequena rua cheia de encantadoras cabanas de madeira com boa comida, boa bebida e muita música!

827620.webp
954288_47b98405ddb645cca8ca21b88ed39d93_mv2.jpg
954288_47b98405ddb645cca8ca21b88ed39d93_mv2.jpg

3
Boipeba - Brasil

Bastante isolada e difícil de chegar, a pequena Boipeba é um paraíso na costa da Bahia, há muito mais de 90 km de Salvador. A ilha é dividida entre dois vilarejos principais, Moreré, mais conhecido e bem mais caro, e Velha Boipeba, muito mais simples e também mais autêntico.

Com suas matas de coqueiro, mangues, lindas praias e piscinas naturais, este local ainda é bem desconhecido da maioria dos turistas, que optam pelas facilidades de visitar Morro de São Paulo, seu vizinho.

A estrutura dos hotéis e pousadas é boa na ilha como um todo, porém, não espere grandes luxos e resorts all-inclusive, aqui você terá o essencial para curtir os passeios e comer os melhores frutos do mar de sua vida.

Como em 2011 o New York Times fez uma grande matéria sobre as belezas do local, espere encontrar mais turistas estrangeiros do que brasileiros andando por aqui. Porém, isso deve mudar em breve, então corra!

Entre as dezenas de atrações, conheça as algas bioluminescentes nos mangues, mergulhe nas Piscinas Naturais de Moreré e veja o pôr-do-sol na linda praia de  Castelhanos.

wp4202193.jpg

4
Puno - Peru

Há mais de 3.800 metros de altitude, nas margens do misterioso Lago Titicaca, existe a cidade de Puno, local onde viveram diversas civilizações pré-Inca em 1.400 a.C.  

Pouco visitado por turistas, o local exala misticismo e uma vasta cultura, com suas casas de palha e junco flutuantes que formam Uros, vilarejo localizado no meio (literalmente) do famoso lago.

A altitude pode incomodar bastante quem está conhecendo pela primeira vez lugares com o ar tão rarefeito, por isso, recomenda-se tempo para adaptação (2 dias pelo menos), que se evite no início da viagem comer comidas muito temperadas e, se for de sua vontade conhecer, aproveite os milagres vindos com o chá de coca.

Entre os lugares para conhecer há o próprio Titicaca, lago navegável mais alto do mundo, a Ilha de Taquile, uma comunidade com hábitos culturais únicos e, a já citada, Ilha Flutuante de Uros.

wp4202193.jpg
sunset-in-cephalonia-island-greece.jpg
sunset-in-cephalonia-island-greece.jpg

5
Cefalônia - Grécia

Quem deseja conhecer as paisagens paradisíacas das ilhas gregas normalmente se pega pensando em Santorini ou Mykonos. Porém, mesmo que ambas sejam extremamente belas, a experiência de se amontoar com outros milhares de turistas pagando verdadeiras fortunas e se hospedando em resorts internacionais disfarçados de pequenas casinhas brancas nas colinas não é o que muitas pessoas chamariam de charmoso e autêntico.

Em Cefalônia, uma das maiores ilhas do Mar Jônico, você poderá conhecer lindas praias, deslumbrantes paisagens e vilarejos de pescadores sem passar por todos os falsos clichês de uma viagem a Grécia. Muito mais vazia e muito mais barata, aqui é possível comer muito bem, beber maravilhosos vinhos locais e desfrutar de dias dignos de um deus do Olimpo. 

Entre as atrações do local estão a fantástica praia de Myrtos, a surreal Caverna de Melissanthi e a Ilha de Ítaca, sua vizinha, local onde, segundo Homero, reinou Odisseu antes de partir em sua saga ido e retornando da Guerra de Tróia.

mount-kilimanjaro-from-amboseli-national-park-kenya-wallpaper.jpg

6
Amboseli - Quênia

A vista do Parque Nacional de Amboseli, com suas grandes manadas de elefantes e o Kilimanjaro ao fundo, é de tirar o fôlego até dos viajantes mais experientes e compensa as dificuldades de chegar até lá.

Mesmo o local sendo a segunda reserva mais visitada da África e, portanto, não tão desconhecida assim, ele está longe (ainda bem) de ser um conhecido local de turismo para a maioria das pessoas.

Neste local mais do que nunca é preciso se atentar em fazer seu turismo de forma consciente, evitando empresas irresponsáveis ambiental ou socialmente que podem acabar te levando conhecer a uma falsa aldeia dos massais, povo local, como se fosse animais em exposição, ou sendo imprudentes quanto ao contato com os diversos animais que podem ser vistos circulando livremente pelos mais de 392 km² de território que possui o parque.

Além das lindas manadas de elefantes, com seus filhotes, podem ser vistos facilmente búfalos, girafas, hienas, leões e até mesmo o rinoceronte negro, espécie em sério risco de extinção.

mount-kilimanjaro-from-amboseli-national-park-kenya-wallpaper.jpg
The_whales_fossils.jpg

7
Wadi Al Hitan - Egito

Imagine estar andando pelo árido deserto do Saara e encontrar o esqueleto de um gigantesco animal semelhante a um dragão ou uma cobra em meio a suas areias. Esta é a experiência que tiveram as primeiras pessoas que passaram pelo Wadi Al Hitan, ou Vale das Baleias, onde até cerca de 41 milhões de anos atrás existia um grande mar.

De longe o local menos visitado da lista, recebendo cerca de mil turistas por ano, o local fica há 150 km da cidade do Cairo e pouco mais de 40 km de Wadi El Rayan, oásis mais conhecido e onde existem a maioria das opções de hospedagem na região.

Além das centenas de fósseis de animais pré-históricos, como baleias, tubarões, tartarugas e crocodilos, há também as belezas naturais do local com formações únicas forjadas na areia e animais curiosos a serem observados, como a pequena raposa feneco e as graciosas gazelas-dorcas.

8
Ponza - Itália

Esta pequena ilha do mar de Tirreno, na costa italiana, repleta de pequenas casinhas coloridas morro acima e barcos de pescadores nos portos ainda é desconhecida pelos turistas, que optam pela badalada Ilha de Capri, 100 km dali. Que erro!

Com o mar cor de safira e lindas praias de areia branca, Ponza é ideal para conhecer a verdadeira essência simples e despretensiosa da vida e da cultura do italiano. Com maravilhosa culinária local, ótimos peixes e frutos do mar, excelente pizza e ricos vinhos (em especial brancos) de pequenos produtores locais, o dia nesta ilhota passa devagar, ao melhor estilo dolce far niente.

Entre as atrações imperdíveis estão a praia de Chiaia di Luna, a hipnotizante Grotte di Pilato e a própria cidadezinha de Ponza, com seus pequenos restaurantes e charmosas ruelas.

1ed60fc8a486a7f7a75c5a070a49c415.jpg
121143.jpg

9
Alberta - Canadá

A província de Alberta no Canadá possui paisagens lindas vindas de montanhas deslumbrantes e lagos de degelo surreais.

Pouco conhecida da maioria dos turistas, que optam por ficar em regiões próximas a grandes cidades como Toronto e Quebec na costa leste ou Vancouver na costa oeste, Alberta possui a alma do Canadá em si, é pacífica, calma, amigável e linda em sua abundância natural.

Sua maior cidade, Calgary, possui pouco mais de 1 milhão de habitantes, porém, é só o ponto de chegada e saída mais provável para explorar toda a província. 

Entre as atrações imperdíveis estão o Parque Nacional Banff, com os deslumbrantes lagos Moraine e Louise, e os lindos campos de pasto para as vacas que produzem deliciosos queijos por toda a região.

10
Ilha do Ferro - Brasil

Nas margens do Rio São Francisco, em Alagoas, há o pequeno povoado de Ilha do Ferro, desconhecido da grande maioria dos brasileiros, e de onde saem fantásticas obras de arte e artesanato para galerias de todo o mundo.

Com suas casinhas coloridas e seus cerca de 500 habitantes, a cidadezinha é bem simples e afastada geograficamente, portanto, será difícil encontrar ali uma boa estrutura de viagem, porém, mesmo assim, sem dúvidas vale a visita.

O vilarejo exala arte popular e andando rapidamente pelas ruas você pode encontrar sanfoneiros, repentistas, poetas, costureiras, bordadeiras e artesãos. Existem e existiram, portanto, grandes artistas morando na Ilha do Ferro, como Mestre Valmir Lessa, Mestre Aberaldo, Mestre Vieira e, claro, Seu Fernando, que iniciou todo este processo de resgate e desenvolvimento artístico.

Entre as atrações imperdíveis estão a galeria A Cabra, centro cultural local, o Museu da Ilha do Ferro, pequeno espaço contando interessante a história do lugar, além de entrar e conversar com os artistas de vários dos muitos ateliês espalhados pela pequena cidade.

Alagoas-March-08-2021-8.jpg
panorama-of-menton-city-france-292-small.jpg
France-Menton-city-houses-sea_1920x1080.jpg

11
Menton - França

Na fronteira entre a França e a Itália, vizinho ao badalado e imensamente mais caro Principado de Mônaco, existe a pequena cidade medieval de Menton.

A proximidade entre os dois países criou ali uma mistura única de culinária e cultura. Com suas casas coloridas em tons pastéis, edifícios renascentistas e mar turquesa, Menton é muito menos visitada que seus vizinhos na Côte d’Azur e, portanto, muito mais calma e aconchegante.

Recheada de bons restaurantes, cafés e pequenas lojas, Menton é uma cidade-balneário bem diferente de Cannes, Nice e Saint-Tropez, suas praias são mais vazias, os pratos pedidos em restaurantes (quase sem filas) são mais baratos, mais saborosos e mais bem servidos, na melhor junção de costumes franceses e italianos.

Entre os pontos interessantes de serem visitados estão o Museu Jean Cocteau, dedicado ao poeta e cineasta francês que tinha com a cidade uma relação muito estreita, a linda Basílica de Saint-Michel-Archange e a Praia des Sablettes.

12
Sambuca - Itália

Eleita em 2016 a "vila mais bela da Itália", a pequena Sambuca, na Sicília, ainda é desconhecida da maioria dos turistas. O vilarejo de 6 mil habitantes, incrustrado sobre um morro, é calmo e tranquilo, a maioria de seus moradores são idosos e os jovens da cidade partiram para lugares maiores, abandonando o local.

Em dias mais claros é possível avistar, por sobre o morro, o distante vulcão Etna, o maior da Europa, e até mesmo o mar, mesmo com seus mais de 15 km de distância.

Sambuca di Sicilia não é apenas mais uma linda cidade siciliana, como Palermo, Marsala e a Catânia, todas estas no litoral, e sim um lugarejo com uma localização mágica, localizada no centro da ilha, unindo portanto o clima mediterrâneo dos frutos do mar e da maresia com os pequenos vinhedos, morros e pastos. É o local ideal para se conhecer a Itália, se apaixonar pela comida e o povo, além de se conectar com um lugar calmo e silencioso.

MGGAER7NB5DG5FN3ST37PM5KAU.jpg
bottom of page