top of page

Antigua Herboristería Llobet - Barcelona

Esse pequeno boticário com mais de 150 anos é um tesouro pitoresco e curioso, bem escondido dentro de um bairro residencial de Barcelona. A visita, além de muito interessante, é extremamente divertida!

926c8a2e-bda8-4ffd-bc97-eea533787f3d.jfif

Essa herboristería, isto é, loja de ervas medicinais e remédios caseiros, é o passeio ideal para os turistas de farmácia ou fãs de Harry Potter que estejam visitando Barcelona. Para os familiarizados com os filmes e livros do menino bruxo, esse lugar parece ter saído diretamente do Beco Diagonal e um ingresso ali renderá muitas conversas curiosas e lembranças para contar após sua viagem (além de uma ou duas sacolas de compras).

Em uma estreita rua dentro do tradicional bairro da Gràcia, a Antigua Herboristería Llobet pode passar despercebida aos olhos mais desatentos. Na fachada não há nome e apenas um belo pórtico de madeira escura se destaca, seria apenas mais uma charmosa porta entre as milhares que você poderia encontrar em Barcelona, se no lado de dentro não estivesse uma das mais curiosas experiências que você poderá ter na cidade catalã.

Ao entrar, o cheiro de anis, canela e ervas será muito presente, e sua visão será de dezenas de potes e barris de madeira que preenchem as paredes cheios de temperos, remédios naturais, essências e especiarias mais diversas. Você acaba de ingressar em um autêntico boticário, fundado em 1855 e onde pouca coisa mudou de lá para cá.

Sua visita apenas começou, pois, além da curiosa loja, há o atendente, Álvaro, herborista (especialista em ervas medicinais) que herdou o lugar e a profissão dos pais e avós. Este tesouro será muito melhor aproveitado ao conversar com ele, explicar o que procura e perguntar sobre o uso de determinadas ervas (se não souber falar o nome, apenas aponte!). Em nosso caso, entramos dispostos a sair de lá com um remédio para enxaquecas, mas a tarefa não é tão simples como seria em uma farmácia de rede, após muitas perguntas, olhares de cima a baixo, verificadas em um grande livro que fica sobre o balcão (como um bruxo realmente faria), Álvaro foi para o fundo da loja, aonde há mais uma quantidade enorme de potes e caixas com ervas e começou a procurar o que iria nos receitar, arrastou uma escada, abriu e fechou uma dúzia de gavetas e tampas e voltou com alguns matos sementes e um papel escrito à mão com uma receita de chá que mais parecia uma poção mágica. A experiência foi incrível e não teria como ser mais autêntica!

Este é um tesouro que precisa ser lapidado, há lugares em que a experiência já vem pronta e lugares em que ela precisa ser trabalhada. Ao visitar a Herboristería Llobet converse, pergunte e cheire primeiro, fotografe depois se quiser. Neste lugar, a conversa curiosa e a loja pitoresca são as grandes atrações, e talvez a receita de uma poção mágica virá de brinde!

Compilado de dicas:

  • Fique atento ao endereço e a descrição da fachada (que mal existe), é fácil passar sem notar essa loja;

  • Converse bastante com o atendente, peça conselhos sobre remédios naturais, explique o que precisa e ele vai te ajudar. São mais de 150 anos de experiência acumulada neste local!

  • Use e abuse das compras nessa loja. Compramos várias coisas e o valor ficou bem baratinho, pois ela não é na rota turística e nem visitada por pessoas de fora do bairro.

Algumas fotos desse tesouro:

bottom of page