La Plata - Barcelona
Este bar no centro de Barcelona, no meio das ruelas do El Gòtic, é a junção perfeita de ambiente descontraído, comida boa e vivência com os locais.

Este bar, no coração do El Gòtic, bairro turístico de Barcelona cheio de ruelas medievais e que parece ter saído diretamente de um episódio de Game Of Thrones ou do Beco Diagonal de Harry Potter, possui uma característica curiosa: Aos fins de semana (quinta, sexta-feira e sábado) o bar tem muito movimento de turistas, principalmente vindos por tours guiados pelo bairro, o que afugenta os frequentadores locais e transforma a experiência em algo menos aproveitável. Porém, no restante da semana (menos aos domingos, quando não abre), um tesouro aparece neste lugar: As mesas ficam mais vazias, os moradores e frequentadores de décadas batem ponto no local, a boa comida aflora e o dono do bar, Pepe, vai para o balcão com todo seu mau humor e cara carrancuda típica dos anciões espanhóis.
Quanto ao que beber e comer nesta tienda de toda la vida, lugares por toda a Barcelona com muita história e bons anos de existência (La Plata é uma jovem que fez 77 anos em 2022), não há nenhum segredo e tudo no enxuto cardápio vale a pena, em especial se você gostar de peixes com sabor mais forte. As anchovas no azeite e os pescaditos, pequenos peixes fritos para comer como petisco, são os pontos altos do menu, assim como a salada de tomates e cebolas que sempre está fresca e com ingredientes comprados todas as manhãs em um dos muitos mercados públicos de Barcelona. Já para beber, o bar possui produção própria de duas bebidas tradicionais da Catalunha e que merecem ser experimentadas: A cava, espécie de champagne local, bem fresco e ácido, e o vermut (blanco e rojo), um tipo de vinho licoroso e temperado com muitas ervas aromáticas e especiarias que normalmente desperta amor ou ódio de quem o bebe pela primeira vez.
A comida do La Plata é boa? Sem dúvida nenhuma! Porém, a experiência toda é muito melhor! Os moradores sentados nos mesmos bancos que se sentavam há 40 anos, discutindo (literalmente) futebol, política e a vida enquanto bebem um copo de vermut e comem pão com tomate, ao mesmo tempo que o dono do bar faz cara de zangado e rabugento com a barulheira e os garçons passam com os copos cheios e bandejas exalando um delicioso cheiro de peixe frito faz desse o lugar perfeito para um começo de noite em Barcelona com espírito e alma catalã!
Compilado de dicas:
-
Fique atento aos melhores dias para visitar este tesouro. Fuja das quintas, sextas-feiras e sábados e foque nas segundas, terças e quartas-feiras. Lembre-se: domingo o bar não abre!
-
Curta o clima do lugar, ouça o burburinho das conversas animadas, sinta os cheiros e, claro, exercite seu paladar!
-
Aproveite a produção local e deguste uma taça de cava e um copo de vermut, assim você pode decidir qual é o seu preferido!
Algumas fotos desse tesouro: