top of page

GRAU DE TESOURO ESCONDIDO: Uau, isso é um diamante!

Capela de Nossa Senhora dos Aflitos - São Paulo

Lendas e muita história se reúnem em torno dessa pequena igrejinha mal-assombrada, escondida no meio da Liberdade! Mas não esqueça: este não é um tesouro para todo mundo. 

5276a62f-1312-444c-826f-7fbf84743031.jfif

No final de um beco vazio, apenas há um quarteirão do movimento fervilhante da Liberdade, tradicional bairro oriental de São Paulo, há um tesouro, tão escondido quanto macabro: A Capela de Nossa Senhora dos Aflitos, com seus mais de 240 anos é um local cheio de histórias interessantes e lendas assustadoras sobre fantasmas em seus corredores.

A primeira constatação que é necessário fazer sobre este local é que é um templo religioso e, seja por sua importância na fé das pessoas, seja pela sua presença na cultura popular e história da cidade de São Paulo, precisa ser respeitado e preservado.

A capela é o único edifício sobrevivente do Cemitério dos Aflitos, primeiro cemitério público de São Paulo, que anteriormente a circundava. Ali, em meados de 1770, eram enterradas as pessoas que, por ventura, não pudessem receber um sepultamento dentro das igrejas como era destinado aos brancos ricos e poderosos. Portanto, este foi por muito tempo, o local de enterro para pobres, negros, escravos, prisioneiros e prostitutas.

A cidade foi crescendo, a expansão imobiliária demandava mais espaço para os prédios e galpões próximos ao Centro de São Paulo e o antigo cemitério foi desativado, restando dele a capela e uma história emblemática e, no mínimo, curiosa: O martírio de Francisco José das Chagas, o Chaguinhas.

Chaguinhas era um soldado negro e revolucionário que lutava por melhorias no soldo e no tratamento para militares negros e brasileiros durante o período colonial. Preso, foi executado em setembro de 1821, no Largo da Força, atualmente Praça da Liberdade, na rua ao lado da capela. Ainda no cadafalso da forca, a corda estourou por duas vezes antes de, por fim, e ao som do povo pedindo-lhe liberdade (como ficou conhecido o bairro), ser finalmente morto. Chaguinhas passou a ser considerado um santo popular, sendo-lhe atribuídos muitos milagres e, por sua vez, a capela, local onde fora enterrado, ainda guardar resquícios dessa história, como os milhares de pedidos e preces presos a suposta porta da cela onde o milagreiro passou sua última noite vivo.

Hoje em dia, a pequena igreja já não é tão visitada, mesmo ainda recebendo missas semanais em seu interior, porém são as histórias das almas dos enterrados no antigo cemitério, incluindo o próprio Chaguinhas, e que perambulam pelos corredores da capela e pelo Beco dos Aflitos durante as noites, que podem ser ouvidas nos bares do bairro contadas pelos moradores mais antigos entre um copo de cerveja e um gole de cachaça.

A Capela de Nossa Senhora dos Aflitos é hoje considerada um dos pontos mais assombrados de São Paulo, porém, guarda ainda mais uma história de luta e resistência negra muito importante de ser contada e preservada. Leia sobre o local e sobre sua história antes de visitá-lo, isso fará toda a diferença e certamente a visita será ainda mais interessante.

Compilado de dicas:

  • Este é um local de fé para algumas pessoas, respeite-o.

  • Leia a história da capela e do Chaguinhas antes de fazer a visita.

  • Não caia nos tours temáticos sobre fantasma, eles não lhe contarão o verdadeiro sentido deste local.

  • Tem medo de visitá-lo a noite? Pode fazer isso de dia, a experiência é até mais informativa!

Algumas fotos desse tesouro:

bottom of page