top of page

GRAU DE TESOURO ESCONDIDO: Não é escondido, mas é um tesouro!

La Sagrada Família - Barcelona

A mais imponente das obras de Gaudí, o maior cartão postal de Barcelona. A Sagrada Família é tudo o que dizem e mais um pouco! Mas a visita fica muito melhor se você souber algumas dicas...

WhatsApp Image 2022-10-13 at 15.32.39.jpeg

A Sagrada Família não é o que se pode chamar de tesouro escondido, certo? Seja pelos seus 172 metros de altura ou por ser o monumento mais visitado de Barcelona, essa igreja, única em seu estilo, não passará despercebida facilmente. Porém, a experiência que você terá ao percorrer a nave central ou visualizar os detalhes incríveis da Fachada da Natividade (que representa o nascimento de Cristo) será completamente diferente a depender de seu planejamento e conhecimento de algumas dicas e macetes.

Visitar a Sagrada Família com o objetivo de extrair do passeio (e do salgado ingresso de 26€ aproximadamente) seu maior potencial gerará em você, caçador, um dilema: o melhor horário para sentir o clima mágico da basílica com seus milhares de vitrais e pontos de luz natural é exatamente aquele terá o maior número de visitantes, por ser durante a tarde (entre 14h e 17h no verão e 13h e 15h no inverno), quando o sol está posicionado a iluminar a fachada oeste da igreja. Gaudí, como o gênio calculista que era, planejou que o sol da manhã, mais brando, batesse do leste e iluminasse os vitrais azuis e verdes da Fachada da Natividade, representando assim pelas cores o nascimento de Jesus e a tranquilidade de cores mais sóbrias e frias, porém, ao pôr do sol, durante a tarde, o verdadeiro espetáculo acontece quando o sol bate diretamente nos vitrais vermelhos, amarelos e laranjas da Fachada da Paixão, banhando toda a Basílica com tons quentes e representando portanto o sangue do martírio de Cristo. Pela experiência visual de estar em uma gigantesca catedral de pedra e ver a luz alaranjada entrando por diversos pontos e explodindo em centenas de formas e sombras, enquanto um órgão centenário toca ao fundo (não se preocupe, ele toca a cada meia hora, portanto, você terá a oportunidade de ouvi-lo) vale a pena enfrentar as filas de entrada e as aglomerações nos pontos preferidos para fotos!

Outra dica de ouro que mudará completamente sua percepção sobre a Basílica e seu interesse na farta história dela é pegar e se deliciar com o audioguia, o mais completo e interessante que você encontrará. Audioguias normalmente são chatos, densos e cheios de informações irrelevantes (sejamos francos: ninguém liga se o pintor morou em Paris, Roma ou Paquetá na infância), porém, este é tão preciso e tão bem feito que você mal sente o tempo passar! Tivemos a experiência de ouvi-lo em Português PT e Inglês e ambos são extremamente bem feitos, com curiosidades rápidas e realmente interessantes, em especial dos detalhes das fachadas e trilha sonora em momentos cruciais, como durante sua entrada pela primeira vez dentro da igreja, uma sensação única e que dificilmente não roubará algumas lágrimas suas! Como, senão com um especialista te contando, você poderia notar que na Fachada da Natividade, na base das duas colunas de entrada, há duas pequenas imagens de tartarugas esculpidas na pedra, a coluna voltada para o mar possui uma tartaruga marinha esculpida, já a coluna voltada para a montanha possui um jabuti (tartaruga terrestre) em seu lugar. Coisas vindas da mente assustadora de Antoni Gaudí!

Em resumo, coloque seus fones de ouvido (não esqueça de leva-los, eles não fornecem e ao redor da atração os preços explodem, com você chegando a pagar até 10€ em um par dos fones dos mais porcarias), entre no clima das curiosidades que estão sendo passadas, ignore os outros muitos turistas, e curta uma das igrejas mais lindas, profundas e poéticas que você poderá conhecer!

Compilado de dicas:

  • Compre seus ingressos antes, as filas para comprar no dia chegam até há 7 horas;

  • Vá no período da tarde, a despeito do grande número de turistas;

  • Uso e abuse dos audioguias, mas não esqueça de levar seus fones de ouvido;

  • A vista mais bonita que você terá da igreja é de fora dela, foque nas fotos do lado de fora e curta o passeio do lado de dentro;

  • Há duas praças em torno da Sagrada Família (Plaça de la Sagrada Família e Plaça de Gaudí), a segunda é mais vazia, a vista é melhor e as fotos ficam muito mais bonitas.

Algumas fotos desse tesouro:

bottom of page