top of page

Mercado Municipal de Pinheiros - São Paulo

Esqueça o Mercadão! Esse lugar é mais vazio, mais barato, tem comidas melhores e é a cara de São Paulo!

mercado-de-pinheiros-geral.jpg

Não há em toda São Paulo passeio mais pega-turista do que ir ao Mercadão, principalmente durante o final de semana, para comer o enjoativo sanduíche com 1kg de mortadela ou o triste pastel de bacalhau, sem gosto e sem graça: a clássica dupla que é vendida em praticamente todo box daquele lugar.

Por isso, se você quiser conhecer um bom mercado público nesta metrópole, com preços atrativos, produtos frescos, boa comida e frequentado em sua maior parte por moradores do bairro, sugerimos fortemente que vá ao Mercado Municipal de Pinheiros.

Ali você poderá comprar boas frutas, queijos e embutidos, além de temperos e doces, nos clássicos box de mercados públicos e sem um grande número de vendedores lhe assediando ou cobrando preços irreais e extorsivos (três maracujás não custarão 25 reais).

Para comer, não há o famoso sanduíche vendido em seu rival mais conhecido, porém, há ótimas opções para satisfazer seu estômago e seu bolso. Podemos citar aqui o Café Mocotó, do estrelado chef Rodrigo Oliveira, que revisita com maestria tradicionais comidas brasileiras, como baião de dois ou arroz de carreteiro. E a fantástica Comedoria Gonzales, do também aclamado Checho Gonzales, onde será possível provar boa mescla de pratos e ingredientes de toda a América do Sul espanhola! Seu ceviche é o melhor da cidade de São Paulo!
Existem, é claro, opções mais baratas de comida, como provar ostras com limão direto da banca do peixeiro ou comer o tradicional PF servido no subsolo do mercado.

A manutenção do hábito cultural de frequentar mercados públicos (e feiras públicas) e a opção por consumir produtos, principalmente frutas e verduras, de pequenos produtores e vendedores é algo a ser preservado por aqueles que podem fazê-lo, em especial em uma grande cidade como São Paulo, onde a distância entre o consumidor e produtor é gigantesca, seja ela geográfica ou social.

Vá ao Mercado de Pinheiros, coma boa comida, beba um suco natural feito com as frutas do próprio mercado, passeie, economize dinheiro e notará que não há como sentir saudades do sanduíche de mortadela!

Compilado de dicas:

  • Há ótimas opções para comer neste lugar, explore-as!

  • Os preços das frutas também são bons e elas são sempre frescas. Priorize comprar em lugares mais próximos do pequeno produtor!

  • Fuja dos finais de semana. O mercado é bem mais vazio durante a semana (segunda a sexta-feira).

  • Fazer amizade com os vendedores das bancas é a melhor forma de conhecer o mercado, seus segredos e ainda chorar um bom desconto!

Algumas fotos desse tesouro:

bottom of page