top of page

Mini-parques urbanos - Nova York

No meio da caótica Nova York, dois minúsculos parques urbanos se escondem a vista de todos. A experiência de visitá-los é única, além de lhe dar a oportunidade de descansar da agitação da megalópole.

Home4.jpg

Quem anda por Midtown Manhattan, em Nova York, em meio as multidões de engravatados de Wall Street, famílias em férias e o barulho ensurdecedor de buzinas e sirenes, não faz ideia que entre o mar de prédios que compõe a metrópole mais famosa do mundo há dois pequenos oásis de calma e natureza: Os pocket parks de  Greenacre Park e Paley Park.

Criados ambos nos anos 60, utilizando um conceito inovador de uso do espaço público urbano, os pequenos parques, ambos com não mais do que 600 m², buscam trazer respiros na caótica rotina de Nova York.

O menor dos dois parques e o mais bonito deles, o Paley Park, encontra-se próximo ao MoMa - The Museum of Modern Art e possui arquitetura inigualável, com sua cascata de 6 metros de altura ao fundo lembrando uma cortina que enquadra a paisagem de grandes árvores presentes no local. O barulho de água é constante e encobre os sons da cidade a volta, fazendo o visitante duvidar por alguns segundos que ainda está em meio a uma área metropolitana de cerca de 20 milhões de pessoas.

O segundo parque, mais vazio e desconhecido, é o Greenacre Park. Basicamente frequentado por moradores do bairro, que o utilizam para ler um livro, meditar, fazer suas palavras cruzadas ou simplesmente relaxar após uma rotina estressante de trabalho, este parque que também possui uma cachoeira pode ser encontrado totalmente vazio em diversos horários durante o dia.

A distância entre os dois refúgios é de cerca de 800 metros por dentro do bairro de Turtle Bay, com seus famosos prédio em Art Decó, como o Chrysler Building e o icônico Empire State Building. 

Nossa sugestão para ter a melhor experiência possível é comece o dia no Paley Park que está aberto logo às 8h da manhã. Encontre-o praticamente vazio, leve um livro ou simplesmente fique sentado vendo a vida passar e as águas caírem na linda fonte atrás de você. Depois ande pelo bairro, conheça a Nova York  real e a dos filmes (sempre a pé, não é necessário táxi), visite os pontos turísticos da região se desejar (mesmo alguns pega turista valem a pena as vezes), e conclua o dia no Greenacre Park, vendo as crianças brincando, as velhinhas judias conversando entretidas em seus casacões de pele mesmo em pleno verão. Você conseguirá sentir a alma da cidade a sua volta, com a calma que só estes dois tesouros poderão lhe proporcionar.

Compilado de dicas:

  • Visite o Paley Park logo cedo, ele é o mais conhecido dos dois pocket parks e o que normalmente recebe mais turistas.

  • Recomendamos conhecer os dois parques, o clima deles é único e são bem diferentes entre si.

  • Ande pelo lindo bairro e não pegue táxi para os trajetos se puder evitar.

Algumas fotos desse tesouro:

bottom of page